Toxina Botulínica

Compartilhe

Facebook
WhatsApp

A toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, é uma substância produzida a partir de uma proteína derivada da bactéria Clostridium botulinum, a qual possui propriedades que ajudam a inibir temporariamente a contração ou a força dos músculos. Desta forma, sua principal indicação é para tratamento de rugas de expressão causadas pelos movimentos repetitivos dos músculos da face. Lembrando que as rugas podem ser dinâmicas, aquelas que aparecem com as expressões faciais, ou estáticas, quando ficam evidentes mesmo sem expressão ou movimento do rosto.

Seu uso para rugas da testa, da região dos olhos – os famosos pés-de-galinha – já é consagrado, mas também é possível obter excelentes resultados para o contorno da mandíbula, rugas no pescoço, queda do canto do lábio, sorriso gengival. Podemos também mudar ou realçar o formato das sobrancelhas, elevando levemente seu canto externo, o que confere um olhar mais rejuvenescido e mais atraente. Além de tratar a ruga já formada, outro benefício muito grande é o de prevenir a formação de novas rugas, sendo assim, a aplicação em pacientes mais jovens também é recomendada, sempre após avaliação médica.

A toxina botulínica também pode ser utilizada para o tratamento do bruxismo e da hiperidrose (suor excessivo) das axilas e das mãos, com ótimos resultados.

Com os avanços nas técnicas de aplicação, hoje é possível um botox extremamente natural, sem que ocorra a paralisação completa da musculatura e o congelamento da expressão. A expressão facial ficará mais relaxada, mas de forma alguma, imóvel. Os efeitos iniciais tornam-se visíveis entre 48 e 72 horas após o tratamento, podendo levar até 15 dias para um efeito completo. O retorno da função muscular varia conforme a idade, o uso de medicamentos, a prática de atividades físicas e as características de cada paciente, com duração média de 4 a 6 meses.

A toxina botulínica é sinônimo de beleza e bem estar, sendo hoje o procedimento estético mais realizado no Brasil e no mundo.

× Entre em contato