Bioestimuladores de colágeno

Compartilhe

Facebook
WhatsApp

Os bioestimuladores de colágeno servem para restaurar a firmeza e a sustentação da pele, além de melhorar o contorno facial e suavizar os sinais do envelhecimento. Seus resultados são notados após 30 a 90 dias da aplicação – já que o produto precisa estimular as células a produzirem colágeno – e duram em média 24 meses.

SCULPTRA

É o nome comercial do Ácido poli-L-lático, que induz à produção de colágeno e confere firmeza, além de um toque mais rígido à face. Muito usado para aqueles pacientes que já apresentam os primeiros sinais de flacidez, mas que não tem indicação de lifting cirúrgico ou outro procedimento mais invasivo. Podemos dizer que é um “firmador” de face.

Um dos produtos mais versáteis, pode ser utilizado de duas formas. Quando injetado na derme profunda (a segunda camada da pele), o produto ficará em contato com os fibroblastos, células produtoras de colágeno – substância que dá sustentação e firmeza a pele. O resultado é um aumento significativo e muito agradável, esteticamente, da espessura da pele, suavização das marcas e linhas de expressão, gerando um incrível efeito lifting.

Quando aplicado mais profundamente, teremos um efeito de volume, como um preenchedor, ou seja, realce de maçãs do rosto, linha e ângulo da mandíbula, queixo. O efeito é um rosto mais angulado, com as “áreas da beleza” realçadas e um semblante mais marcado.

O número de sessões, assim como a quantidade de produto aplicada em cada sessão, é uma decisão médica que leva em consideração particularidades de cada paciente. Em média, são necessárias de 2 a 3 sessões de aplicação inicialmente, com intervalo de 4 a 6 semanas entre elas.

Os resultados são realmente belíssimos. É um produto biocompatível – que não prejudica o organismo – e biorreabsorvível, sendo inteiramente absorvido pelo organismo com o passar dos meses, após a aplicação. Dura de 2 a 3 anos, sendo indicado, após este período, 1 sessão anual para manutenção do resultado.

Os efeitos adversos mais comuns estão relacionados à aplicação do produto: discreto sangramento, equimoses e vermelhidão local. Todos eles são transitórios, desaparecendo em média de 3 a 10 dias após sua aplicação. A formação de pequenos nódulos, visíveis ou palpáveis, pode ser observada em raras ocasiões. O paciente deve massagear a região tratada por 5 minutos, 2 vezes ao dia, durante 5 dias.

RADIESSE

A hidroxiapatita de cálcio é um preenchedor de longa duração, composto por microesferas homogêneas de hidroxiapatita e de um gel carreador de carboximetilcelulose. É um produto biocompatível, atóxico, biodegradável e considerado pelo FDA como de longa duração (média de 14 meses). Foi lançado em 2006 no Brasil, onde tem sido usado desde então para a correção de vincos profundos, rejuvenescimento de pescoço, colo, mãos, parte interna dos braços e joelhos e diferentes regiões da face para minimizar os sinais de envelhecimento, como o craquelado.

É também um excelente estimulador de colágeno, quando em contato com os leitos mais profundos da derme, promovendo firmeza. As microesferas conferem o efeito a longo prazo, uma vez que estimulam a produção de colágeno do organismo, melhorando a firmeza e viço da pele e também gerando um efeito lifting. A durabilidade desses efeitos costuma ser maior, podendo durar de 18 a 24 meses.

× Entre em contato