O microagulhamento ou Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA) é um procedimento que consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas. A lesão na pele causada pelas agulhas, leva a um processo de reparo e cicatrização, que no final levam a indução de colágeno e de outras fibras naturais na pele, bem como o espessamento da epiderme. As principais indicações do microagulhamento são cicatrizes (especialmente as de acne), estrias, rejuvenescimento da face, pescoço, mãos, rugas, melasma e estrias.
A técnica pode ser feita por rollers (mais comum) ou canetas elétricas, sempre com agulhas estéreis. O procedimento é realizado com creme anestésico ou bloqueio anestésico.
Cada caso deve ser avaliado, mas usualmente é indicado um sequência de aplicações com intervalos regulares (comumente mensais), para melhor resultado.
A recuperação é rápida, mas edema e vermelhidão são comuns e melhoram em torno de 3 dias. Não se deve aplicar maquiagem por 24-48h, já protetor solar deve utilizado a partir do dia seguinte ao do procedimento.